Para quem aprendeu a escrever e interpretar em papel, o processo de adaptação aos novos media exige alguma capacidade de combate !
Nas últimas duas décadas, a transformação do "papel-átomos" em "informação-bits", tem vindo a alterar os esquemas de raciocínio e a consequente forma de comunicar com eficácia, sobretudo para os imigrantes digitais.
Sabe-se das neurociênciências que a linguagem e a forma como nos expressamos interferem fortemente na forma como interactivamente elaboramos e produzimos decisões, dai a importância da re-aprendizagem de novos conceitos em ambientes de informação e conhecimento intensivo.
Nada como criar um ambiente propício a um recomeço. As ferramentas de análise, tratamento e distribuição da informação são como que um novo alfabeto, que temos necessidade de dominar para melhor perceber o novo mundo e a nova sociedade da informação e do conhecimento.
Nota 1 - Alguns termos do Novo Alfabeto são o Google Alert, Google Reader, Netvibes,Scoop.It,Twitter, Facebook, Google +, Storify, Livebinder, Backupify ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário